Estes modelos são gerados com base em informação clínica do paciente.
Jorge Tiago, professor no Departamento de Matemática do Instituto Superior Técnico (IST) e investigador no Centro de Matemática Computacional e Estocástica (CEMAT), participa no projeto HemoControl com o objetivo de desenvolver modelos de apoio ao diagnóstico e ao prognóstico de doenças cardiovasculares.
Este projeto pretende estabelecer um modelo computacional que permita inserir toda a informação do paciente, incluindo imagens sobre a morfologia do seu sistema cardiovascular.
A ideia passa por modular de forma computacional a parede arterial do paciente e a dinâmica do sangue enquanto um fluído, para desta forma gerar simulações personalizadas e com grande detalhe.
Estas simulações vão permitir calcular diferentes indicadores da saúde cardiovascular do paciente e ajudar o clínico na tomada de decisão.
“Claro que aquilo que nós estamos a fazer aqui no centro é a um nível mais fundamental. Nós não estamos já a fazer um produto, estamos a tentar, do ponto de vista técnico-científico, estabelecer um procedimento computacional que seja robusto e que seja fiável”, revela.
O projeto HemoControl está a ser desenvolvido em parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.
Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | IST
