saúde pública,
90 seg

Ep. 534 Bárbara Antunes – Necessidades psicológicas e espirituais são as que mais preocupam doentes em cuidados paliativos

January 10, 2019

ep534_interiorEste estudo quis conhecer quais as principais áreas de preocupação dos pacientes em cuidados paliativos. O objetivo é criar indicadores que permitam a estes serviços dar resposta às necessidades psicológicas, emocionais e espirituais dos doentes.​


Bárbara Antunes, investigadora do CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, está a desenvolver este estudo com o intuito de medir e avaliar as necessidades dos doentes em cuidados paliativos no Sistema Nacional de Saúde.

Desenvolvida no Reino Unido, esta medida foi validada para a população portuguesa de cuidados paliativos com o objetivo de perceber quais são as necessidades físicas, psicológicas, emocionais, e espirituais dos pacientes de forma a agir o mais depressa possível para tentar minorar o sofrimento do doente e da família.

“Com esta medida podemos fazer isso mesmo, podemos medir o que está a acontecer com o doente, porque cada item tem um valor clínico, e podemos depois agregar os dados e estudar diversas possibilidades de medir problemáticas como por exemplo o stress psicológico”, acrescenta.

Este estudo de validação revelou que a prevalência da sintomatologia física era mais baixa, ou seja, as equipas de cuidados paliativos mostraram uma boa capacidade de gerir a dor e o sofrimento físico dos pacientes. Contudo, segundo Bárbara Antunes, o controlo da dor física dá aso a que outras problemáticas psicológicas, emocionais ou espirituais venham ao de cima, tornando assim necessário atuar sobre as mesmas.

Este estudo foi financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian (FCG) através do programa Gulbenkian Inovar em Saúde, e contou com a participação do CEISUC – Centro de Estudos e Investigação em Saúde da Universidade de Coimbra e do Instituto Cicely Saunders do King’s College London.

Saiba mais sobre a investigadora em: Researchgate | CINTESIS | KCL

Scroll to top