Este projeto pretende melhorar o conhecimento sobre o nível de risco natural de sismos, inundações e seca em Angola, Moçambique e Nigéria.
Rui Fernandes, professor da Universidade da Beira Interior (UBI), investigador do Instituto Dom Luiz (IDL) e coordenador do C4G – Colaboratório para as Geociências, está a desenvolver o projeto SUGGEST AFRICA, um projeto que é financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) com apoio da Fundação Aga Khan (AKDN).
O projeto SUGGEST AFRICA tem como objetivo estudar e suportar as geociências em África através de uma colaboração com parceiros de Moçambique, Angola e Nigéria.
“Os três objectivos do projecto são o estudo de riscos naturais, por um lado as alterações ao nível do mar e as suas implicações, por outro lado as variações climáticas em termos da quantidade de vapor de água na atmosfera, e por último a parte de geodinâmica, nomeadamente de riscos sísmicos”, explica.
No que toca às variações climáticas e ao nível de vapor de água na atmosfera, o projeto está focado em Angola que tem sofrido longos períodos de seca nos últimos anos e também em Moçambique que tem sido alvo de ciclones durante o mesmo período.
Para estudar estas variações o projeto SUGGEST AFRICA vai recorrer a técnicas de geodesia espacial e de GPS que permitem quantificar o vapor de água na atmosfera e modelar essas variações ao longo do tempo.
O objetivo é usar este conhecimento para desenvolver planos de ação a médio e a longo prazo para proteger as populações locais dos impactos destes fenómenos geológicos, climáticos e ambientais.
Saiba mais sobre o investigador em: Researchgate | IDL | UBI