ciências do mar,
90 seg

Ep. 581 Filipa Bessa – Projeto UAS4Litter usa drones para mapeamento de lixo marinho em praias arenosas

March 18, 2019

ep581_interiorEste projeto vai usar drones para mapear o lixo marinho nas praias arenosas da costa europeia. O objetivo é avaliar a quantidade de lixo, e de plástico em particular, que dá à costa nas nossas praias.​


Filipa Bessa, investigadora do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente da Universidade de Coimbra (UC), participa no projeto UAS4Litter com o objetivo de desenvolver um sistema não-tripulado de baixo custo para o mapeamento de lixo marinho ao longo da costa.

“Atualmente sabemos que o lixo marinho constitui uma das maiores ameaças aos ecossistemas aquáticos. Existem estimativas que apontam que por ano mais de oito milhões de toneladas possam terminar nos oceanos, sendo que as praias arenosas são um dos grandes repositórios desse lixo que dá à costa”, conta.

As agências europeias pretendem mapear e quantificar o lixo marinho que ocorre nas nossas praias e fazem-no através de censos visuais que, segundo Filipa Bessa, são bastante demorados e dispendiosos.

Neste sentido, está a ser desenvolvido o projeto UAS4Litter cujo objetivo é a utilização de drones para mapeamento de lixo marinho em praias arenosas.

“Este sistema pretende não só desenvolver um sistema hardware mas também um software de baixo-custo para que seja fácil, rápido e eficaz o mapeamento de lixo marinho nas praias arenosas”, acrescenta.

O projeto encontra-se ainda numa fase inicial, contudo já estão a ser realizados os primeiros testes com drones, com o objetivo de perceber quão eficazes são as câmaras na identificação do lixo marinho.

Os dados recolhidos nos testes vão ajudar a desenvolver um software capaz de identificar cada um dos objectos que ocorrem na praia.

“Estamos numa fase ainda preliminar do projeto, estamos também a afinar as câmaras para que elas consigam identificar os objectos e creio que no próximo ano já teremos alguns resultados para apresentar”, revela.

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | MARE

Scroll to top