geologia,
90 seg

Ep. 662 Cristina Ponte Lira – #CoastSnapCascais: Este hashtag ajuda investigadores a monitorizar a evolução do areal nas praias de Cascais

July 09, 2019

ep662_interiorCom estações informativas instaladas ao longo de 16 praias do concelho de Cascais, este projeto de ciência cidadã usa as fotos tiradas nestes locais para monitorizar a evolução do areal destas praias.


Cristina Ponte Lira, investigadora do Instituto Dom Luiz (IDL) e professora convidada da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), é a responsável pela implementação do projeto CoastSnapCascais.

A iniciativa CoastSnap é uma iniciativa de ciência cidadã internacional que surgiu pela primeira vez na Austrália. Este projeto consiste na instalação de estações informativas localizadas em pontos estratégicos ao longo de uma praia.

“Em Portugal ele está a ser implementado em parceria com a Câmara Municipal de Cascais no município e praias deste concelho. Ao todo temos dezasseis praias que estão a ser monitorizadas através deste projeto de monitorização participada através de estações que estão colocadas em cada praia”, conta.

Estas estações consistem numa estrutura metálica com instruções para motivar as pessoas a tirarem uma foto daquele local com o melhor enquadramento possível sempre na mesma posição.

Estas fotos devem depois ser publicadas nas redes socias acompanhadas do hashtag #CoastSnapCascais.

“Estas fotos são extraordinariamente importantes porque nos permitem ter uma ideia de como é que a praia está e qual é o estado da praia no momento em que a foto é tirada”, revela.

A partir destas fotos é possível extrair informação quantitativa e qualitativa sobre o estado da praia e a sua evolução ao longo do tempo.

Estas fotos permitem medir a evolução de indicadores como o volume de areia ou a percentagem de rocha exposta, informação importante para a avaliação científica do estado da praia.

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | IDL

Scroll to top