física,
90 seg

Ep. 697 Mário Dionísio Cunha – Projeto desenvolve interruptores para linhas de alta tensão

October 08, 2019

ep697_interiorEste grupo de investigação estuda aplicações tecnológicas para a física de plasmas.​


Mário Dionísio Cunha, docente do Departamento de Física da Universidade da Madeira (UMa), desenvolveu, no âmbito das atividades do Grupo de Plasma de Baixa Temperatura da UMa, um projeto em parceria com a Siemens no sentido de desenvolver um interruptor para linhas de alta tensão.

Um plasma pode ser visto como um estado da matéria onde esta se encontra constituída por átomos, iões e eletrões.

“Por exemplo, suponhamos que temos um pequeno cubo de gelo, se nós aquecermos esta porção de matéria nós podemos transformar esse gelo em água líquida. Se continuarmos a aquecer esta água líquida, ela transforma-se em vapor de água, e, se continuarmos o aquecimento acontece uma coisa interessante, algumas moléculas de água ionizam-se, ou seja, perdem alguns eletrões”, explica.

Quando isto acontece a interação entre as diferentes partículas cria campos magnéticos que se influenciam mutuamente. O trabalho de Mário Dionísio Cunha passa por aproveitar este comportamento para desenvolver aplicações tecnológicas.

Um exemplo dessas aplicações é o desenvolvimento de interruptores de alta potência, dispositivos usados para interromper linhas de alta tensão.

“Desde 2009 temos um projeto com a Siemens que tinha como objetivo compreender os aspetos da física básica relacionada com estes dispositivos e consequente aplicação dessa compreensão na conceção e desenvolvimentos destes dispositivos”, conta.

Este projeto já deu lugar à publicação de uma patente interna por parte da Siemens que, no futuro, poderá ser usada para desenvolver este tipo de interruptores.

Saiba mais sobre o investigador em: UMa

Scroll to top