saúde pública,
90 seg

Ep. 734 Ana Isabel Ribeiro – Projeto Exalar XXI estuda os efeitos da qualidade do ar na saúde respiratória das crianças

November 28, 2019

ep734_interiorEste projeto está a estudar o efeito da exposição a poluentes do ar e a espaços verdes no desenvolvimento de asma e alergia em crianças.​


Ana Isabel Ribeiro, investigadora no Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), está a desenvolver o projeto Exalar XXI com base em dados de um grupo de cerca de 8700 crianças residentes na Área Metropolitana do Porto (AMP).

Com recurso a informação proveniente de questionários, de análise de espirometria e de amostras de soro armazenadas no biobanco do ISPUP, vai ser avaliada a presença de asma e de alergia no grupo de crianças analisadas neste estudo.

Após esta análise, os resultados recolhidos vão ser confrontados com a qualidade do ar da zona de residência de cada criança.

Com recurso a sistemas de informação geográfica e a imagens de satélite, vão ser medidos os níveis de poluentes do ar e a percentagem de cobertura verde em volta destes locais.

“Este projeto começou em 2018 e irá terminar em 2021. Nessa altura esperamos ter resultados que ajudem os decisores locais a tomar medidas mais corretas em respeito à constituição de cidades mais saudáveis, mais sustentáveis, e que ajudem à promoção da saúde na população”, reforça.

Este trabalho foi desenvolvimento com dados da coorte Geração XXI, uma coorte de nascimentos que acompanha 8647 crianças nascidas na Área Metropolitana do Porto entre 2005 e 2006, com o objetivo de avaliar ao longo da vida os seus determinantes de saúde e as consequências que esses determinantes poderão ter no seu desenvolvimento.

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | ISPUP

Scroll to top