eng. materiais,
90 seg

Ep. 746 Patrícia Moreira – Projeto desenvolve revestimentos com ação antimicrobiana para proteger esculturas de exterior

December 16, 2019

ep746_interiorEsta investigação está a desenvolver um revestimento para proteger as esculturas de exterior da ação de microrganismos.​


Patrícia Moreira, investigadora do Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR) e do Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF) da Universidade Católica Portuguesa (UCP) no Porto, está a desenvolver o projeto Bionanoscope em parceria com o CICECO – Instituto de Materiais de Aveiro.

O Bionanoscope é um projeto financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) que tem como objetivo desenvolver soluções inovadoras na área da biotecnologia e nanotecnologia para criar revestimentos com ação antimicrobiana contra organismos que cresçam na superfície de arte pública, mais concretamente em esculturas de exterior.

Foram selecionadas sete esculturas de arte pública nas cidades do Porto e de Santo Tirso. Estas esculturas foram caracterizadas com o intuito de conhecer o seu estado de conservação e de identificar os organismos que cresciam na sua superfície.

Para conhecer os organismos que habitam estas esculturas, foi realizada uma análise microbiológica da sua superfície, e uma caracterização do seu microbioma com recurso a metodologias de biologia molecular.

O objetivo desta solução é criar um revestimento que faça parte de uma metodologia de conservação preventiva.

Este revestimento será colocado nas esculturas após ações de limpeza, de conservação e de restauro destas obras.

Patrícia Moreira espera que este revestimento possa impedir o crescimento dos organismos identificados e travar a bio deterioração destas obras durante um longo período de tempo.

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | ESB/UCP

Scroll to top