agricultura,
90 seg

Ep. 804 Carlota Vaz Patto – Investigação desenvolve ferramentas genéticas e moleculares para melhorar a produção de chícharo

March 05, 2020

ep804_interiorO chícharo é uma planta leguminosa de grão produzida em algumas regiões portuguesas, com particular incidência no município de Alvaiázere.


Carlota Vaz Patto, investigadora e líder do grupo PlantX no Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier (ITQB NOVA), está a desenvolver ferramentas moleculares e genéticas para auxiliar os agricultores na selecção das plantas e sementes mais adequadas para as suas necessidades de produção.

“Nós recolhemos uma coleção muito grande de variedades de chícharo de todo o Mundo, estudamos características relacionadas com resistência a doenças, características associadas à resistência à falta de água e ao encharcamento e características associadas à qualidade, qualidade tradicional, organolética ou de processamento”, conta.

A ideia é comparar as características das diferentes variedades de chícharo e identificar os genes que controlam essas características. Desta forma será possível desenvolver ferramentas moleculares como marcadores capazes de identificar a presença dos genes associados a uma determinada característica.

Carlota Vaz Patto está a trabalhar diretamente com os agricultores no sentido de os ajudar a retirar o melhor proveito das suas sementes.

“Os agricultores já fazem uma selecção empírica das suas sementes, eles guardam as sementes de um ano para o outro, escolhem as melhores sementes, as que não estão doentes, ou as que têm maiores dimensões, de acordo com os seus objetivos. O nosso objetivo é com estes marcadores moleculares dar-lhes uma maior informação sobre as características das sementes que eles escolheram”, explica.

A partir destes marcadores será possível dizer quais as sementes que são mais resistentes a doenças, quais as que terão um maior factor de crescimento, ou quais estão melhor adaptadas ao clima da região.

“Dependendo dos objetivos que os produtores tenham, trabalhamos passo a passo e lado a lado, para lhes dar informação que lhes permita fazer escolhas melhor fundamentadas para aquelas características que eles não conseguem visualmente seleccionar”, acrescenta.

Esta informação está também a ser usada para produzir produtos à base de chícharo como bolachas, com boas características nutritivas e de sabor.

Esta investigação está a ser desenvolvida com a participação das empresas Cooking Lab e Sense Test, do Instituto Superior de Agronomia (ISA), do Município de Alvaiázere e do Conselho Superior de Investigações Científica de Espanha (CSIC).

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | ITQB NOVA

Scroll to top