música,
90 seg

Ep. 828 Paulo Estudante – Projeto Mundos e Fundos volta a dar música a partituras dos séculos XVI e XVII

April 08, 2020

ep828_interiorEste projeto está a recuperar partituras e manuscritos de música litúrgica dos séculos XVI e XVII.


Paulo Estudante, docente da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC) e investigador do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos (CECH) da mesma universidade, está a desenvolver o projeto Mundos e Fundos com o objetivo de recuperar fontes musicais do arquivo da Universidade de Coimbra.

“Nós vamos diretamente à fonte. Procuramos trabalhar com as fontes musicais diretamente, lê-las, interpretá-las, traduzi-las, ou seja, passá-las para uma notação contemporânea que seja acessível a todos. Depois exercemos um grande exercício de contextualização, de perceber qual é que poderá ter sido a função musical daquele manuscrito ou daquela obra musical”, conta.

Paulo Estudante está atualmente a trabalhar com um repertório de música litúrgica e de música cantada em espaços de instituições eclesiásticas entre os séculos XVI e XVII.

Alguma desta música era cantada em latim, mas também existem registos de música vernacular cantada em Português e em Castelhano que, segundo o investigador, seria cantada durante festas religiosas como o Natal, o dia de Reis, a Páscoa, ou o Corpo de Deus.

“Há coisas que nós não conseguimos saber, por exemplo, o que possa ser exatamente o sotaque ou a forma de dizer ou de cantar textos mais antigos, textos vernaculares que estejam em Português ou em Castelhano, ou até em Latim e cuja forma de os cantar nós não temos uma resposta imediata”, revela.

Para resolver esta questão, são realizados exercícios de imaginação apoiados em documentação e fontes históricas.

Estas músicas são depois interpretadas por grupos musicais em concertos que tentam recriar a forma, a melodia e a voz com que estes textos eram cantados.

“Cada vez que envolvemos um grupo grande com muitos músicos é preciso encontrar os meios logísticos e os meios financeiros para conseguir que isso aconteça, são obstáculos, mas são obstáculos que podemos encontrar em muitos outros desafios da área da ciência e que vamos tentando ultrapassar”, reforça.

As obras estudas no âmbito do projeto Mundos e Fundos são regularmente interpretadas por três grupos musicais, O Bando de Surunyo dirigido por Hugo Sanches, Capella Sanctae Crucis, dirigido por Tiago Simas Freire e os Cupertinos, dirigido por Luís Toscano.

Saiba mais sobre o investigador em: FLUC

Scroll to top