Este projeto está a tirar partido de tecnologia usada para estudos geofísicos do fundo do oceano para detetar e estudar o comportamento da baleia comum.
Luís Matias, investigador do Instituto Dom Luiz (IDL) e docente na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), participa no projeto AWARENESS, um projeto que tem como objetivo estudar as vocalizações da baleia comum para avaliar a sua densidade populacional através de métodos acústicos passivos.
A ideia é desenvolver métodos indiretos, através da observação acústica feita por hidrofones e por sismómetros do fundo do mar (OBS, sigla em inglês), para registar as vocalizações dos sons emitidos pelas baleias.
O projeto AWARENESS está a estudar a baleia comum por ser uma espécie que emite sons bastante característicos e fáceis de identificar. A baleia comum é uma espécie de baleia pelágica que habita no oceano profundo, o que as torna difíceis de observar através dos métodos tradicionais.
“Uma vez que estas baleias emitem sons, esses sons podem ser registados por sensores físicos. Os OBS são sismómetros no fundo do mar que são usados para a monitorização sísmica e para estudos de prospeção mineira e de hidrocarbonetos. Estes sismómetros já se encontram instalados no fundo do mar e, quando as baleias vocalizam, eles conseguem registar os seus sons”, revela.
Segundo Luís Matias, existem já milhares de OBS instalados no fundo do oceano para estudos de geofísica. Os dados captados por eles podem assim ser usados pela comunidade biológica para estudar os sons e os comportamentos de espécies como a baleia comum.
Saiba mais sobre o investigador em: Google Scholar | FCUL | IDL