nanotecnologia,
90 seg

Ep. 1152 João de Lemos Pinto – Projeto INSTABAT usa sensores para monitorizar o desempenha de baterias de veículos elétricos

September 14, 2021

ep1152_interiorEste projeto tem como objetivo aumentar o tempo de vida útil das baterias através da monitorização do seu desempenho.


João de Lemos Pinto, professor na Universidade de Aveiro (UA) e investigador no grupo de Nanofotónica e Optoeletrónica do I3N – Instituto de Nanoestruturas, Nanomodelação e Nanofabricação, está a desenvolver o projeto INSTABAT, uma iniciativa que visa monitorizar o desempenho de baterias de veículos elétricos.

O projeto INSTABAT está inserido no âmbito do programa europeu Battery2030+ e visa desenvolver uma plataforma tecnológica inovadora que permita monitorizar o desempenho das baterias de forma a prolongar o seu tempo de vida e aumentar a segurança da sua utilização em contextos de mobilidade elétrica.

Esta plataforma vai permitir monitorizar em tempo-real e localmente a degradação da bateria. Com recurso a sensores, o INSTABAT vai analisar o desempenho das baterias em regime de uso intensivo e quando sujeitas a cargas rápidas.

“No fundo, estamos a fazer um lab on a cell, ou seja, vamos ter um conjunto de cinco sensores, três sensores físicos para monitorização dos parâmetros da bateria, e dois sensores virtuais para comparação modelos térmicos e do funcionamento eletroquímico da bateria”, conta.

A partir da informação recolhida por estes cinco sensores será possível otimizar o desempenho das baterias e aumentar o seu nível de segurança.

O objetivo final é dar uma segunda vida a estas baterias ou até mesmo permitir a auto-regeneração das mesmas.

Saiba mais sobre o investigador em: Researchgate | Google Scholar | UA | IT

Scroll to top