tecnologia,
90 seg

Ep. 1228 João Sanches – Plataforma de realidade aumentada promove a interação entre médico e paciente em consultas de saúde mental

December 29, 2021

ep1228_interiorEste sistema permite fornecer dados em tempo real ao clínico, assim como analisar as expressões faciais e as emoções do paciente.


João Sanches, coordenador do curso de Engenharia Biomédica do Instituto Superior Técnico (IST) e membro da direcção do Instituto de Sistemas e Robótica (ISR), está a desenvolver uma plataforma de realidade aumentada e de análise de dados para melhorar a interação entre médico e paciente em consultas de saúde mental.

Este projeto está a abordar o problema da saúde mental, mais concretamente da depressão, em doentes psiquiátricos com condições agudas de depressão em três principais vertentes, em ambulatório, em consulta, e em teleconsulta.

Em ambulatório será dada ao doente a possibilidade de adquirir ou de coletar informação de relevância clínica que o médico pode remotamente observar.

Está a ser desenvolvido um conjunto de tecnologias que permite, em sede de consulta presencial, fornecer ao médico dados objetivos de natureza psicomotora associada principalmente à lentificação motora e cognitiva. A lentificação, como o nome indica, corresponde a movimentos mais lentos ou a uma demora na capacidade de raciocínio do paciente.

Está também a ser desenvolvido um conjunto de procedimentos e de ferramentas informáticas que permitem, em sede de teleconsulta, que o médico tenha um ambiente de realidade aumentada que lhe fornece um conjunto de métricas obtidas em tempo real a partir da análise da imagem e do som ambiente da teleconferência.

“Este é um sistema que olha holisticamente para o doente em ambulatório, em consulta, e em teleconsulta, e que, esperemos, seja um espelho da tecnologia que será usada no futuro para melhorar o tratamento de pacientes com depressão”, remata.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | ISR

Scroll to top