agricultura,
90 seg

Ep. 1278 Henrique Trindade – Investigação quer reaproveitar resíduos da indústria agro-pecuária

March 09, 2022

ep1278_interiorEsta investigação está a estudar o reaproveitamento das camas de aves em instalações de avicultura intensiva. Estes resíduos poderão depois ser utilizados como fertilizantes em produções agrícolas.


Henrique Trindade, docente no Departamento de Agronomia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e investigador no CITAB – Centro de Investigação e Tecnologias Agroambientais e Biológicas, está a estudar novas técnicas de armazenamento e de reaproveitamento de resíduos e efluentes da indústria agro-pecuária.

“Há vários anos que estamos a trabalhar à volta do tratamento de efluentes e do seu impacto ambiental. Inicialmente começámos com efluentes de produções intensivas de bovinos leiteiros mas, mais recentemente, temos trabalhado com camas de aves e com efluentes de suínos”, conta.

A equipa de Henrique Trindade tem estudado os efluentes numa perspetiva de clico de vida, desde a sua produção nas instalações, passando pelo armazenamento do efluente, estudando técnicas de armazenamento distintas, até à sua aplicação no solo, e a sua valorização pelas culturas agrícolas em geral.

Na fase de armazenamento foi estuda a ação de diferentes substâncias que permitem reter mais nutrientes, evitar perdas gasosas, e a acidificação do efluente no seu armazenamento.

No caso das camas de aves foi feito um estudo com diferentes aditivos orgânicos naturais, como extratos de plantas, e aditivos químicos, quer na cama das aves, quer na dieta dos animais.

A ideia era que estes aditivos pudessem ser recuperados, com a vantagem dos aditivos orgânicos de extratos das plantas poderem ser incorporados ao nível da dieta dos animais, e também ao nível das camas de aves, reduzindo a emissão de gases com efeito de estufa e de amoníaco, um gás que, apesar de não contribuir para o efeito de estufa, pode ter um forte impacto no meio ambiente.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | UTAD | CITAB

Scroll to top