nutrição,
90 seg

Ep. 1302 Ana Marta Gonçalves – Projeto MENU quer colocar as macroalgas na ementa dos portugueses

April 12, 2022

ep1302_interiorEste projeto está a desenvolver refeições doces e salgadas à base de macroalgas da costa portuguesa.


Ana Marta Gonçalves, investigadora no MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente no Departamento Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), participa no projeto MENU com o objetivo de desenvolver produtos alimentares à base de macroalgas com características benéficas para a saúde dos consumidores.

As macroalgas têm propriedades antivirais, antioxidantes, anti-inflamatórias, antidiabéticas e anticancerígenas, e estão relacionadas com o tratamento e com a prevenção de algumas doenças como é o caso das doenças cardiovasculares, das doenças neurodegenerativas, da diabetes, e da obesidade.

O projeto MENU tem assim como objetivo oferecer uma variedade de produtos alimentares à base de macroalgas como sopas, cremes, e arroz com algas, e também sobremesas como mousses, pudins, gelatinas e arroz doce.

“Estas sobremesas têm a particularidade de não terem açúcar refinado na sua composição o que acaba por ter benefícios para o consumidor”, acrescenta.

Este projeto está a ter o cuidado de identificar um conjunto de ingredientes nestes produtos que os tornem apelativos a um consumidor com uma dieta vegetariana ou vegan, e que possam ser consumidos por pessoas diabéticas.

“O consumidor tem aqui uma variedade de produtos alimentares de elevado valor nutricional com um conjunto de benefícios para a sua saúde e para o seu bem-estar”, reforça.

O projeto MENU: Marine Macroalgae: alternative recipes for a daily nutritional diet é financiado pelo Fundo Azul, e tem como parceiros a Universidade de Aveiro (UA), a Startup Lusalgae, e a empresa Ernesto Morgado, S.A..

Saiba mais sobre a investigadora em: Researchgate | MARE

Scroll to top