artes,
90 seg

Ep. 1375 Mirian Tavares – Projeto CyPeT desenvolve modelo pedagógico para o ensino remoto das artes no ensino superior

July 22, 2022

ep1375_interiorEste projeto está a avaliar como o ensino artístico se adaptou às plataformas online durante a pandemia.


Mirian Tavares, professora na Universidade do Algarve (UAlg) e coordenadora do Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC), coordena o projeto CyPeT, uma iniciativa que visa desenvolver um modelo pedagógico para o ensino remoto das artes no ensino superior.

“O CyPeT surgiu no momento após o início da pandemia em que as pessoas que trabalham com artes ou que são professores de ensino artístico sentiram muita dificuldade com as plataformas para conseguir de facto ter um ensino eficiente no campo das artes”, explica.

Este projeto teve então a ideia de fazer um grande levantamento do que foi feito durante os períodos de confinamento em todas as instituições portuguesas.

O objetivo era perceber quais foram as plataformas utilizadas e quais os métodos de utilização dessas plataformas no ensino artístico, com um foco particular na ciberperformance, a criação de elementos artísticos no espaço virtual.

“Nós vamos utilizar a metodologia do ensino à distância, vamos analisar todas as possibilidades do ensino à distância, para perceber como nós conseguimos fazer que esses campos todos se entrelaçam e, no fundo, relacionar as plataformas assíncronas de ensino com a questão da criatividade através da ciberperformance”, revela.

O CyPeT vai propor a criação de um modelo que possa ser testado num primeiro momento no ensino universitário, para avaliar a possibilidade de uso futuro de ferramentas de ciberperformance no ensino artístico.

O projeto CyPeT é financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e conta com a participação da Universidade do Algarve, da Universidade Aberta e do ISMAI – Universidade da Maia.

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | CIAC

Imagem Banner: Pedro Alves da Veiga

 

Scroll to top